Executivo de Dados: o novo pilar da transformação digital no governo
Por CayowaaPlano
13 de Jan de 2026
Executivo de Dados e o avanço da transformação digital no Estado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu um passo concreto para amadurecer a transformação digital do Estado ao lançar, no fim de 2025, uma capacitação estratégica voltada à formação do Executivo de Dados. A nova função nasce para ocupar um papel central na Administração Pública Federal: organizar, governar e transformar dados em insumos reais para políticas públicas baseadas em evidências.
Segundo a secretária-adjunta de Governo Digital do MGI, Luanna Roncaratti, fortalecer a governança desses ativos é condição para aumentar eficiência, acelerar inovação e melhorar a entrega de serviços públicos. A criação formal do cargo depende da publicação do Decreto de Governança de Dados, que passou por consulta pública em 2025 e estabelece diretrizes para o uso responsável e seguro das informações públicas, em um contexto de avanço acelerado da inteligência artificial no setor público.
Estruturado pela Secretaria de Governo Digital em parceria com o Serpro e a Enap, o Programa Executivo de Dados tem carga horária de 260 horas e mira gestores, lideranças estratégicas e equipes de inovação. O foco é claro: criar uma cultura institucional orientada a dados, interoperabilidade, ética e resultados. Mais informações estão disponíveis na EV.G.