Governo digital: acordo federal mira estados e municípios
Por CayowaaPlano
13 de Jan de 2026
Acordo federal busca acelerar governo digital em estados e municípios
Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) mira um gargalo conhecido dos gestores públicos: a desigualdade na transformação digital entre estados e municípios. A parceria pretende levar soluções já testadas e boas práticas de governo digital aos entes que integram a Rede GOV.BR, reduzindo retrabalho, custos e o tempo de implantação de serviços digitais.
A avaliação das instituições é direta: enquanto alguns governos locais têm estrutura técnica para inovar, muitos ainda enfrentam limitações orçamentárias, de pessoal e de tecnologia. O resultado é fragmentação e acesso desigual da população aos serviços públicos digitais. O acordo, assinado no fim de 2025 e válido por 24 meses, aposta em projetos concretos, capacitação e atuação em rede para enfrentar esse cenário.
Hoje, a Rede GOV.BR já alcança os 27 estados e 2.568 municípios. O acordo sinaliza um movimento pragmático: menos discurso, mais reuso de soluções e cooperação federativa para acelerar a entrega de serviços públicos digitais onde eles ainda não chegaram.